Iniciamos a Semana de Santa Paula no dia 3 de março com a Festa do seu aniversário que se prolongou até dia 11 de março. Foi uma semana intensa com atividades diversificadas e do gosto de todas as crianças.
Como conheceram a Vida de Santa Paula através do filme visualizado no seu aniversário, no dia 4 de março as crianças foram convidadas a fazer um registo comum ou individual sobre o que mais gostaram da história.
No dia 7 cada grupo foi surpreendido com uma visita especial – a Direção do Instituto de S. José com quem as crianças partilharam o que tinham aprendido e registado da vida de Santa Paula. O símbolo a marcar estes dias foi o girassol como as crianças aprenderam a cantar: “Como o girassol gosta do sol, também Santa Paula gosta de Jesus”. Foi neste sentido que as crianças receberam sementes de girassol para semearem nos jardins da Instituição. No dia seguinte, desde as crianças da creche aos mais crescidos do Pré Escolar realizaram a sementeira de girassóis nos diferentes canteiros do nosso jardim. Nesta semana também não faltou o Concerto Musical dedicado a Santa Paula, para o qual foram convidadas as Irmãs Doroteias da Comunidade. Esta experiência de encontro entre as crianças e as Irmãs foi de muita alegria para todos.
No dia 10 as crianças fizeram uma surpresa às Irmãs, colocaram em diferentes locais da Comunidade mensagens e trabalhos muito criativos e elaborados a pensar em cada uma das Irmãs. No culminar da semana um passeio pela cidade a diferentes espaços públicos (Biblioteca Municipal, Teatro, CTT…) onde as crianças abordavam as pessoas com quem se cruzavam, oferecendo mensagens de Santa Paula ou colocando-as nas caixas de correio e automóveis estacionados.
Foi uma semana vivida com muito entusiasmo, tendo como grande referência no nosso Centro Educativo: Santa Paula uma grande educadora.
