fbpx

Nos primeiros anos de vida a criança tem de ser acolhida por uma atmosfera de ternura, de carinho, de atenção individual. No Instituto S. José, acreditamos que a criança, em contexto de Creche, deve estar ativamente envolvida na aprendizagem e construir o conhecimento a partir da interação com o mundo que a rodeia – pessoas, materiais e ideias. Gabriela Portugal afirma que, “na Creche o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes «escolarizados», onde realizam atividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades individuais”.
O papel dos profissionais consiste em apoiar as crianças na construção da sua própria compreensão do mundo, proporcionando um ambiente físico estimulante para brincar, uma rotina diária consistente que comporte o processo de planear-fazer-rever e interações positivas entre adulto e criança.

Comunicação com a Família

Para melhorar/facilitar a comunicação com a família, a Instituição dispõe de uma plataforma pedagógica – Childdiary. Nesta plataforma interativa são registadas diariamente informações relativas à criança: alimentação, sono, higiene e a sua participação nas atividades, incluindo uma explicação mais detalhada do trabalho pedagógico que vai sendo desenvolvido. Permite a partilha de informação entre os pais e educadores e ainda a possibilidade da construção do portefólio de aprendizagem digital, ser construído em parceria com o educador e a família, permitindo documentar as conquistas das crianças nas diferentes áreas de desenvolvimento.

A nossa proposta educativa contempla ainda as seguintes atividades:

Educação Física

A Educação Física deve proporcionar experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende: a conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem favorável de si mesma. O corpo, que a criança vai progressivamente dominando desde o nascimento e de cujas potencialidades vai tomando consciência, constitui um meio privilegiado de relação com o mundo e o fundamento de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Educação Musical

A música está presente na vida das crianças desde muito cedo e todas já tiveram oportunidades de contactar com diferentes formas musicais. A abordagem à música dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem estar da criança. Esta abordagem integra-se nas vivências da sala, valoriza os interesses e as propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir, do “fazer” música e do experimentar e criar música e ambientes sonoros.

Iniciação à Robótica

Aprendizagem através dos robôs ou brinquedos programáveis, permite á criança desenvolver múltiplas competências, nomeadamente  todas aquelas que estão associadas à sociedade atual e ao futuro: resolução de problemas, o trabalho em equipa, criatividade, orientação espacial, linguagem entre tantas outras que contribuem  para o desenvolvimento de múltiplas e diversas áreas.

Salas

GrupoEducadora de InfânciaAjudante de ação educativa
BerçarioMª Cândida Sónia
Marta
1 anoMª Cândida Vânia
Maria José
2 anosAna Patrícia Leonor

Horário de funcionamento

A Creche funciona de segunda a sexta de acordo com o seguinte horário:
  • 07.30h – 19.00h
Entrada das crianças07.30h às 09.00h( + 30m tolerência)
Suplemento alimentar09.00h
Acolhimento/Bons dias09.15h
Atividades Orientadas09.30h
Atividades livres09.45h
Cuidados de higiene10.30h
Almoço11.30h
Cuidados de higiene12.00h
Repouso12.15h às 14.30h
Cuidados de higiene15.00h
Lanche15.30h
Atividades orientadas/Atividades livres16.00h às 16.30h
Cuidados de higiene16.30h
Atividades orientadas/Atividades livres16.30h às 17.00h
Suplemento alimentar17.45h
Atividades livres17.00h às 19.00h

 

Horário de Educação Física:

Horário2ª feira 3ª feira6ª feira
 Berçario  09.00h às 09.30
 1 ano09.30h às 10.00h   
 2 anos 09.15h às 09.45h 

 

Horário da Música:

a definir em outubro

 

Horário de Atendimento aos Pais/Encarregados de Educação:

O atendimento aos pais é realizado no seguinte horário e poderá ser alterado desde que seja combinado com as respetivas Educadoras.

Ana Patrícia  2ªfeira – 15.00h às 15.30h
Mª Cândida 3ªfeira – 16.00h às 16.30h

 

Coordenadora Pedagógica ( Cândida ):

  • 4ª feira, entre as 16.00h e as 17.00h.
    • Fora deste horário, poderá atender desde que seja previamente contactada.

 

Observações:
Para que não haja coincidências no atendimento, pede-se que sejam combinados com a respectiva Educadora ou Directora Pedagógica.
Sublinhamos que é importante que os assuntos relacionados com o seu filho sejam apenas tratados com a respectiva Educadora.

Como Avaliamos

O processo de avaliação na Creche realiza-se através da observação das crianças, registo de evidências significativas, PI’s e Portfólio Individual que revelam a aquisição e evolução de competências.
No início do ano letivo, é realizado um registo de observação que ajuda a compreender em que etapa de desenvolvimento a criança se encontra. É com base nas observações do educador e na Ficha de Avaliação de Diagnostico, que integra as expectativas das famílias e as competências, potencialidades e necessidades da criança, que toda a ação educativa é planeada e adequada ao ritmo de desenvolvimento de cada criança (PI). Este processo é flexível, logo o educador pode adaptar as suas práticas de avaliação. O Plano Individual tem como principais objetivos promover “A aquisição de competências que a criança ainda não adquiriu face à sua faixa etária e a manutenção das competências já adquiridas” (Manual dos processos-chave da Creche, PC03, 6) e é avaliado com a família, sempre que necessário e revisto sempre que um dos intervenientes do processo assim o considere.

Top