O Projeto Educativo é o documento orientador que define o caminho a seguir e os objetivos que pretendemos atingir no próximo triénio 2017-2020, utilizando de forma estruturada e planeada os recursos e potencialidades locais existentes. Este documento estruturante, que resulta de um trabalho de reflexão de toda a comunidade educativa, define toda a orientação da atividade educativa.
Com base na avaliação feita ao PE, implementado no triénio 2014-2017, constatamos melhorias significativas nomeadamente ao nível da qualidade das infraestruturas, qualidade pedagógica e de desempenho. Na reta final deste projeto foi desenvolvido um trabalho de interpelação/reflexão com base no documento Bússola XXI – Porquê uma renovada Visão/Missão dos nossos Centros Educativos, um documento que nos apresenta alguns elementos que contêm desafios do tempo, desafios educativos de hoje e amanhã, que contempla a Palavra da Congregação, o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e ainda experiências a serem desenvolvidas na Catalunha.
Há, sem dúvida, uma consciência na urgência da renovação: na inovação pedagógica, diferenciação pedagógica, no pensamento critico e do envolvimento das famílias. Sentimos que é importante estar atento e aberto à mudança, por isso, pretendemos ser uma Instituição que consiga olhar, criticar, refletir e analisar. Uma Instituição que desenvolva melhores aprendizagens e competências, que promova a formação integral, o espírito critico e interveniente.
Assim o PE 2017-2020 (reformulação do PE do triénio anterior) apresenta como grande objetivo: – Renovar o estilo de educar para o século XXI, com a marca da identidade/inovação.
Este documento operacionalizar-se-á através dos Planos Anuais de Atividades (PAA), a elaborar anualmente, nos quais se definem as estratégias/atividades a desenvolver, com vista à prossecução dos objetivos estabelecidos, os destinatários, a calendarização e os responsáveis pela sua execução.
O projeto está estruturado em oito capítulos que identificam a nossa forma de Ser, Estar e Agir em Educação:
O capítulo I – Quem somos – que integra a caraterização do contexto local e institucional.
O capítulo II – Como nos organizamos – apresenta os recursos humanos, físicos e materiais.
No capítulo III – O que queremos – identificam-se os objetivos a que nos propomos alcançar nas três respostas sociais.
No capítulo IV – Como atuamos – define as metodologias preconizadas.
O capítulo V – Para onde vamos – aborda o diagnóstico, define a missão, visão, valores e a ação estratégica.
O capítulo VI – Como crescemos – explicita a relação com os Pais/Encarregados de Educação, parceiros educativos e esclarece a componente da formação.
O capítulo VII – Como avaliamos – esclarece o procedimento da avaliação da criança e do adulto e por último – Monitorização e Avaliação que define os procedimentos de avaliação e divulgação do projeto.