Privilegiamos modelos pedagógicos de cariz construtivista, defendendo a metodologia de trabalho de projeto, acreditando que é a mais adequada para preparar as crianças a responder criativamente aos desafios e às complexidades da sociedade do futuro. O trabalho de projeto parte de uma motivação intrínseca, as aprendizagens têm uma verdadeira relevância cultural/social e promove a participação das crianças, dando-lhes iniciativa e “voz” ativa para aprenderem holisticamente, de acordo com os seus interesses. Esta metodologia contribui para o desenvolvimento de cinco competências essenciais para as aprendizagens “escolares” e para aprender ao longo da vida de forma autónoma e significativa:
- aprender a formular questões (curiosidade e questionamento);
- aprender a planear o que, como e com quem fazer (planeamento);
- executar tarefas de forma colaborativa (socialização e cooperação);
- expressar e comunicar o resultado do trabalho (linguagem);
- Monitorizar e avaliar o processo e o resultado final (sentido critico).
Como avaliamos
Valorizamos os processos das crianças, o seu percurso, as suas conquistas. A avaliação envolve a criança no seu processo, permitindo-lhe participar ativamente na sua construção, documentar aprendizagens e evidências significativas do contexto escolar e familiar, uma vez que as famílias também participam na construção do portfólio. O portefólio digital permite documentar de uma forma construtivista a aquisição das mais diversas competências. A avaliação deve ser global, contínua e formativa e por isso, também é importante a avaliação de todo o trabalho realizado com a Equipa Pedagógica de sala para se poder reformular toda a ação educativa.
Com os grupos de 5 anos é realizada uma avaliação compreensiva. O objetivo é observar, documentar a evolução de cada criança em áreas instrumentais (essenciais para o ingresso no 1ºciclo do ensino básico). A intencionalidade desta avaliação é, sobretudo, compreender áreas emergentes e fortes na criança de forma a potenciar competências e intervir, de forma precoce, no seu aperfeiçoamento. Este tipo de avaliação é documentada através de registos de evidências que espelham o ritmo de desenvolvimento de cada criança e, por sua vez, o educador, ajusta estratégias e ações para potenciar o seu crescimento global nestas áreas, consideradas como alicerces à aprendizagem no 1ºciclo.
A organização do tempo é flexível, contemplando o ritmo da criança e as suas sugestões de atividades de acordo com os seus interesses. Está previsto tempos de trabalho individual, tempo de jogo espontâneo, bem como tempo em grande grupo, um tempo de interação e de partilha de saberes.
“A avaliação na educação pré escolar é reinvestida na ação educativa sendo uma avaliação para a aprendizagem e não da aprendizagem” (OCEPE, 2019)
A nossa proposta educativa contempla ainda as seguintes atividades
Comunicação com a Família
Para melhorar/facilitar a comunicação com a família, a Instituição dispõe de uma plataforma pedagógica – Childdiary. Nesta plataforma interativa são registadas diariamente informações relativas à criança, a sua participação nas atividades, incluindo uma explicação mais detalhada do trabalho pedagógico que vai sendo desenvolvido. Permite a partilha de informação entre os pais e educadores e ainda a possibilidade da construção do portefólio de aprendizagem digital, ser construído em parceria com o educador e a família, permitindo documentar as conquistas das crianças nas diferentes áreas de desenvolvimento.
Educação Física
A Educação Física deve proporcionar experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende: a conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem favorável de si mesma; a participar em formas de cooperação e competição saudável; a seguir regras para agir em conjunto; a organizar-se para atingir um fim comum aceitando e ultrapassando as dificuldades e os insucessos. O jogo constitui um recurso educativo, que é apresentado de forma atrativa e tem em conta os interesses, motivações e propostas das crianças.
Educação Musical
A música está presente na vida das crianças desde muito cedo e todas já tiveram oportunidades de contactar com diferentes formas musicais. A abordagem à musica dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem estar da criança. Esta abordagem integra-se nas vivências da sala, valoriza os interesses e as propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir, do “fazer” música e do experimentar e criar musica e ambientes sonoros.
Iniciação à Robótica
A aprendizagem através dos robôs ou brinquedos programáveis, permite á criança desenvolver múltiplas competências, nomeadamente todas aquelas que estão associadas à sociedade atual e ao futuro: resolução de problemas, tomada de decisões, o trabalho em equipa, criatividade, orientação espacial, noções de lateralidade, linguagem entre tantas outras que contribuem para o desenvolvimento de múltiplas e diversas áreas
Salas
Grupo | Educadora de Infância | Ajudante de ação educativa |
3 anos (A) | Cátia | Susana |
3 anos (B) | Armanda | Mariana |
4 anos (A) | Dores | Joana |
4 anos (B) | Sandra | Conceição |
5 anos | Adriana | Ana Rita |
Horário de funcionamento
O Jardim de Infância funciona de segunda a sexta de acordo com o seguinte horário:
- 07.30h – 19h
Componente Educativa:
- 09.30h – 11.30h/13h-16h
Componente de Apoio à Família:
Receção | 07.30h às 09.30h |
Almoço | 11.30h às 12.30h |
Recreio | 12.30h às 13h |
Repouso | 12.30h às 13.30h | crianças de 3 anos |
Lanche | 16h às 17h |
Recreio | 17h às 19h |
Horário de Inglês:
Horário | 2ªfeira | 3ªfeira | 4ª feira | 5ªfeira | 6ªfeira |
3 anos (A) | 10.00h às 10.30h (G2) 10.30h às 11.00h (G1) | ||||
3 anos (B) | 10.00h às 10.30h (G2) 10.30h às 11.00h (G1) | ||||
4 anos (A) | 09.30h às 10.15h (G2) 10.15h às 11.00h (G1) | ||||
4 anos (B) | 09.45h às 10.30h (G2) 10.30h às 11.15h (G1) | ||||
5 anos | 09.30h às 10.15h (G2) 10.15h às 11.00h (G1) |
Horário de Educação Física:
Horário | 2ªfeira | 3ªfeira | 4ª feira | 5ªfeira | 6ªfeira |
3 anos (A) | 10.00h às 10.30h (G1) 10.30h às 11.00h (G2) | ||||
3 anos (B) | 10.00h às 10.30h (G1) 10.30h às 11.00h (G2) | ||||
4 anos (A) | 09.30h às 10.15h (G1) 10.15h às 11.00h (G2) | ||||
4 anos (B) | 09.45h às 10.30h (G1) 10.30h às 11.15h (G2) | ||||
5 anos | 09.30h às 10.15h (G1) 10.15h às 11.00h (G2) |
Horário Educação Músical:
Horário | 2ªfeira | 3ªfeira | 4ª feira | 5ªfeira | 6ªfeira |
3 anos (A) | 15.00h às 15.30h | ||||
3 anos (B) | 15.00h às 15.30h | ||||
4 Anos (A) | 10.30h às 11.15h | ||||
4 anos (B) | 14.45h às 15.30h | ||||
5 anos | 10.30h às 11.15h |
Horário de Atendimento aos Pais/Encarregados de Educação:
O atendimento aos pais/Encarregados de Educação é realizado no seguinte horário e poderá ser alterado desde que seja combinado com as respetivas Educadoras.
Dores | 2ªfeira – 16.00h às 16.30h |
Armanda | 2ªfeira – 16.00h às 16.30h |
Cátia | 5ªfeira – 16.00h às 16.30h |
Adriana | 5ªfeira – 16.00h às 16.30h |
Sandra | 5ªfeira – 16.00h às 16.30h |
Coordenadora Pedagógica ( Teresa ):
- De 2ª a 6ª Feira, entre as 09h – 11.30h/ 14.30h – 17h.
- Fora deste horário, poderá atender desde que seja previamente contatada.
Observações:
Para que não haja coincidências no atendimento, pede-se que sejam combinados com a respectiva Educadora ou Directora Pedagógica.
Sublinhamos que é importante que os assuntos relacionados com o seu filho sejam apenas tratados com a respectiva Educadora.
Horário Educadoras:
- 09h às 12h
- 13h às 17h
Atividades Extracurriculares
O Instituto S. José disponibiliza um conjunto de atividades extracurriculares, para as crianças do Jardim de Infância, em tempo pós letivo. As atividades extracurriculares constituem um complemento de formação face à componente letiva.
BabyTénis – As metodologias e os materiais utilizados facilitam a aprendizagem, tornando-a divertida e didática, lançando as bases técnicas e coordenativas necessárias para o desenvolvimento da criança a longo prazo na pratica do ténis, assim como na aquisição de outras capacidades físicas e motoras essenciais a outros desportos.
Inglês – A aprendizagem de uma segunda língua ocorre de uma forma relativamente espontânea, desde que sejam assegurados às crianças contextos educacionais adequados. O processo deve centrar-se na sensibilização da diversidade linguística e cultural e na promoção de uma relação afetiva com a língua estrangeira.
Dança – Através da dança, as crianças exprimem o modo como sentem a música, aprendem a movimentar-se expressivamente, respondendo a diversos estímulos. A dança favorece o desenvolvimento motor, pessoal e emocional, bem como o trabalho em grupo que se organiza com uma finalidade comum.
Dança
Grupo | Horário |
3 anos | segunda-feira das 16h30 às 17h00 |
4 anos | quarta-feira das 16h15 às 17h00 |
5 anos | sexta-feira das 16h15 às 17h00 |
BabyTénis
Grupo | Horário |
4 anos e 5 anos | quinta-feira das 16h15 às 17h00 |