fbpx

A resposta social do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) surge das necessidades socioeducativas do contexto geográfico de Vila do Conde, pelo que visamos proporcionar um serviço educativo, tendo subjacentes os princípios que orientam a nossa missão e responsabilidade educativa. Desta forma, de acordo com a tradição educativa de Santa Paula, “educar bem as crianças é transformar o mundo e conduzi-lo à verdadeira vida”, a nossa ação educativa visa a formação integral e a construção progressiva do indivíduo, como ser original, livre e responsável, capaz de tomar decisões pessoais, num horizonte de sentido cristão.
No acompanhamento ao estudo propomo-nos estimular o desenvolvimento da autonomia e desenvolver métodos de trabalho e de organização, bem como atitudes e capacidades que favoreçam o sucesso escolar.
Procuramos educar em diálogo com a Família e a Escola, pois entendemos que este contacto é o ponto de partida para uma colaboração efetiva, permitindo ao CATL abrir-se a toda a comunidade educativa e à riqueza da sua diversidade.

Horário de funcionamento

 O CATL funciona de segunda a sexta de acordo com o seguinte horário:

  • 07.30h – 19.00h

1º Ciclo

Tempo letivo

Durante o período escolar a organização do 1º ciclo distribui-se da seguinte forma:

HorasOcupaçãoEspaço
07.30h às 08.45hReceçãoSalão Polivalente
08.45h às 09.00hAcompanhamento à escolaAutocarro
12.30h às 12.45hRegresso da escolaAutocarro
12.45h às 13.45hAlmoço/IntervaloRefeitório/Recreio
13.45h às 14.00hRegresso à escolaAutocarro
14.00h às 17.00hEscolaEscola
17.00h às 17.15hRegresso da escolaAutocarro
17.15h às 19.00hEstudo acompanhadoSalas

 

Objetivos do acompanhamento ao estudo

  • Desenvolver a responsabilidade;
  • Reconhecer e valorizar a importância do envolvimento individual na aprendizagem;
  • Promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas e adequadas ao trabalho autónomo;
  • Promover a descoberta de estratégias de auto-regulação,(gestão de comportamento, de tempo e organização de material) aplicadas às diferentes etapas da aprendizagem;
  • Proporcionar momentos para recordação, análise e estudo atencioso das aprendizagens realizadas na sala de aula.


Ao final da tarde, as crianças que regressam ao CATL são distribuídas por anos e acompanhadas pelas seguintes educadoras/professoras:

  • 1º Ano: Luísa
  • 2º Ano: Cátia
  • 3º Ano: Eliana
  • 4º Ano: Magda

 

Interrupções Letivas

Durante o período de férias e interrupções letivas o CATL apresenta o seguinte horário, ao longo do qual são desenvolvidas atividades que favorecem diferentes áreas. Sendo exemplo o desenvolvimento da criatividade, a capacidade de inovação e diferentes formas de expressão (plástica, dramática e musical).

No final de cada período escolar, é distribuído um programa que contempla as atividades a realizar nas férias.

HorasOcupaçãoEspaço
07.30h às 09.30hReceçãoRecreio/Salão Polivalente
09.30h às 12.00hAtividades por gruposSalas/Salão/Exterior
12.00h às 13.00hAlmoçoRefeitório
14.30h às 16.30hAtividades por gruposSalas/Salão/Exterior
16.30h às 17.00hLancheRefeitório
17.00h às 19.00hAtividades livresRecreio/Polivalente

 

Horário de Atendimento aos Pais/Encarregados de Educação:

O atendimento aos pais/Encarregados de Educação é realizado de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia com a diretora pedagógica Teresa Casal.


 

2º e 3º Ciclo

Tempo letivo

Durante o período escolar a organização do 2º e 3º ciclo distribui-se da seguinte forma:

HorasOcupaçãoEspaço
07.30h às 09.00hReceçãoSalão Polivalente
09.00h às 11.45hEstudo acompanhadoSalas de estudo
11.45h às 12.00hIntervaloRecreio/Salão
12.00h às 13.30hAlmoço 1ºturno/Intervalo/Acompanhamento à escolaRefeitório/Recreio/Escola
13.30h às 14.30hRegresso à escola/Almoço 2ºturno/IntervaloRefeitório/Recreio
14.30h às 17.00hEstudo acompanhadoSalas de estudo
17.00h às 17.15hLancheRefeitório
17.15h às 19.00hAtividades extracurriculares/Atividades LivresSalas/Recreio/Salão

 

Acompanhamento ao estudo


Durante o tempo escolar as crianças do 2º e 3º ciclo encontram-se distribuídas por salas de acordo com os anos de escolaridade, sendo acompanhadas por educadores/professores de forma a acompanhar e orientar o estudo de cada criança.

 

Objetivos do estudo acompanhado:

  • Promover a aprendizagem para a autonomia do pensar e estudar;
  • Trabalhar competências transversais como:
    • Verbais
    • Numéricas
    • Relacionamento interpessoal
    • Resolução de problemas
  • Desenvolvimento de diferentes metodologias para ensinar a estudar.

 

Estratégias de trabalho autónomo

  • Planificar o trabalho de acordo com o horário
  • Organizar o material
  • Preparar os resumos diários
  • Repetição e memorização compreensiva
  • Escrever perguntas para posteriormente responder
  • Leitura da matéria do dia seguinte

Educadores/professores:

5º ano, 6º ano, 7º ano , 8º ano e 9º ano
Filipa M., Filipa S., Joana, Marlene e Pedro

Interrupções Letivas

Durante o período de férias e interrupções letivas o CATL apresenta o seguinte horário, ao longo do qual são desenvolvidas atividades que favorecem diferentes áreas. Sendo exemplo o desenvolvimento da criatividade, a capacidade de inovação e diferentes formas de expressão (plástica, dramática e musical).

No final de cada período escolar, é distribuído um programa que contempla as atividades a realizar nas férias por cada ciclo.

HorasOcupaçãoEspaço
07.30h às 09.30hReceçãoRecreio/Salão Polivalente
09.30h às 12.00hAtividades por gruposSalas/Salão Polivalente/Exterior
12.00h às 13.00hAlmoçoRefeitório
13.00h às 14.30hIntervaloRecreio
14.30h às 16.30hAtividades por gruposSalas/Salão/Exterior
16.30h às 17.00hLancheRefeitório
 17.00h às 19.00h Atividades livres Recreio/Polivalente

 

Horário de Atendimento aos Pais/Encarregados de Educação:

O atendimento aos pais/Encarregados de Educação é realizado de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia com a diretora pedagógica Teresa Casal.

Top