A Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia pretende que cada Instituição tenha consciência da importância do Cuidado Integral como uma cultura de organização. Assim sendo, foi criado um Serviço de Cuidado Integral transversal a todas as relações no âmbito educativo. Este serviço tem como prioridade a pessoa particularmente vulnerável, aquela que concentra em si um ou mais fatores que agravam a sua situação de vulnerabilidade.
De forma a adotarmos competências e condições necessárias para cumprirmos esta missão foi constituída uma equipa multidisciplinar, composta pelos seguintes elementos:
- Equipa Provincial – responsável pela coordenação da implementação do projeto nas Obras da Província;
- Direções das Obras – responsáveis pela construção da cultura do Cuidado Integral e pela gestão das situações nas instituições;
- Núcleos do Serviço de Cuidado Integral (SCI) – compostos por dois colaboradores das obras (um coordenador e um membro) e que são responsáveis pela implementação deste serviço, em articulação com a Direção da obra.
O Papel do Núcleo:
O Núcleo do Serviço de Cuidado Integral (SCI) tem articulação direta com a Direção da instituição para garantir uma implementação adequada e efetiva deste serviço. O Núcleo tem como funções:
- adotar e manter políticas seguras de recrutamento dos colaboradores;
- desenvolver e manter instrumentos de prevenção de violência específicos;
- garantir formação inicial e contínua aos colaboradores no âmbito do Cuidado Integral;
- assegurar a aplicação do fluxograma de tratamento de suspeitas e denúncias;
- adotar e manter boas práticas que garantam uma comunicação eficaz entre todos;
- contribuir para um processo de avaliação regular deste Serviço.
Os colaboradores podem e devem recorrer ao Núcleo sempre que considerarem oportuno: para esclarecer dúvidas, obter esclarecimentos, dar sugestões, partilhar informação relevante, entre outras situações. A cultura do “cuidado para com o outro” é algo transversal a todos e devemos estar atentos à mesma no nosso dia-a-dia.
Do Núcleo podem esperar:
- escuta ativa;
- empatia;
- confidencialidade;
- interajuda;
- apoio no encaminhamento do processo ou situação;
Para recorrer ao Núcleo do Serviço de Cuidado Integral (SCI) do Instituto José devem contactar os seus membros:
- Mafalda Santos – psicóloga e coordenadora do Núcleo do SCI;
- Luísa Pereira – educadora social e membro do Núcleo de SCI;
Podem contactar os seus membros através do e-mail: sci@institutosjose.pt ou presencialmente, agendando um momento com os membros do Núcleo para debater a situação.
Acreditamos que cuidar está ao alcance de todos.