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Perfil da Criança/Jovem

Pretendemos que as crianças e jovens estejam integrados numa educação, sendo protagonistas das suas vidas e agentes de transformação da realidade, mobilizados por ações, valores e competências que lhes permitam intervir na sociedade, procurando sempre a valorização da dignidade humana e o respeito pela criação.
As crianças e jovens são valorizados e respeitados pelas suas capacidades a serem desenvolvidas para se tornarem adultos: autênticos, autónomos, confiantes, conscientes, competentes, compassivos, responsáveis, cooperantes, críticos e criativos, perante um mundo em transformação.

Participação Ativa da Criança

Pretendemos que as crianças sejam mais interventivas, participativas, colaborativas, unidas, comprometidas consigo e com o Outro. Considerar a “voz” das crianças pressupõe: um conjunto de opiniões, reflexões, vivências e experiências no espaço escolar, narrados a partir das suas próprias linguagens. As crianças são entendidas como atores sociais nos espaço escolar e este compromisso produz mudanças, grandes ou pequenas. As crianças, têm a capacidade de apresentar diferentes propostas de melhoria dos espaços, podendo dar sugestões para organização de eventos regulares da instituição, planeando e organizando o seu dia com o grupo, responsabilizando-se pela divisão de tarefas essenciais à vida do grupo, participando nas regras coletivas indispensáveis à vida social. Planear e avaliar com as crianças, permite o desenvolvimento integral e contribui para o processo educativo.

Educação para a Interioridade

Somos uma Comunidade que pretende promover o crescimento harmonioso da pessoa. As crianças/jovens de hoje, do século XXI, têm um percurso marcado por uma sociedade que oferece um conjunto de novos paradigmas: a imprevisibilidade, as rápidas mudanças, os avanços ao nível da ciência, tecnologias da informação e comunicação, a insegurança geral e acima de tudo, a dificuldade cada vez maior do encontro de cada um consigo próprio. Neste sentido, valorizamos uma cultura de interioridade que nos permita a todos descobrir o nosso interior e capacidade para refletir, discernir e amar. Queremos promover uma cultura que favoreça um clima de autoconfiança, afetividade, autoconhecimento e abertura ao transcendente, mediante experiências de silêncio, contemplação, encontro consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

Educação Integral – As Múltiplas dimensões da Inteligência

Pretendemos que as crianças e jovens estejam integrados numa educação que vise a formação total de cada um através do desenvolvimento de competências que possibilitem que sejam protagonistas das suas vidas e agentes de transformação da realidade, agindo de acordo com valores e potencialidades que lhes permitam intervir na vida e na história da sociedade. Este ideário de educação combinado com a nossa intencionalidade educativa de assegurar uma educação diferenciada, ajustada às especificidades de cada criança, como ser único, faz-nos considerar na nossa prática a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner.
Neste seguimento, no nosso modo de educar, o educador considera, na sua ação pedagógica, a individualidade de cada criança, como ser único, e a quem deve a intencionalidade de otimizar o seu potencial e por conseguinte o seu desenvolvimento integral.
Segundo Gardner “Não existe um conceito único de inteligência, pois a inteligência é um conjunto de habilidades que podem ser estimuladas no contexto social”.
Considerando que todo o ser humano possui múltiplas dimensões da inteligência que podem e devem ser estimuladas de forma precoce, cabe, naturalmente, ao educador potenciar nas crianças cada uma das seguintes dimensões : A linguística, a lógico-matemática, a espacial, a cinestésica-corporal, a musical, a interpessoal, a intrapessoal, a naturalista e a espiritual. Estas dimensões da inteligência são fundamentais para que a criança seja competente nas suas habilidades e atue perante os desafios ao longo da sua vida. E assim, nesta nossa missão de educar, contribuímos de forma sólida para que cada uma cresça e se afirme com autonomia, responsabilidade, consciência, competência, capacidade crítica e criativa.

Educar é (…) ajudar os alunos no desenvolvimento das suas habilidades de compreensão e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais (…).” Moran (2000:13)

Relação com a Família

Na nossa prática pedagógica valorizamos a relação/comunicação com a família, como meio de conhecer as suas expectativas e também como forma de esclarecer o processo educativo a desenvolver. Os pais são convidados a participar na vida escolar dos seus filhos através de reuniões (conjuntas e individuais, formais ou informais); partilha de informações acerca das experiências de vida, progressos e desenvolvimento; pedidos de colaboração por parte das crianças; pesquisa e recolha de informações em casa e intervenção direta no desenvolvimento dos projetos de sala. A participação dos pais na construção conjunta do conhecimento, com os seus filhos, é fundamental. Para reforçar esta relação, a Instituição dispõe de uma plataforma pedagógica – Childdiary, que tem como principal objetivo facilitar a comunicação diária entre Escola- Família e ao mesmo tempo é um instrumento facilitador de maior proximidade, atenção e confiança. Nesta plataforma interativa estão registadas informações relativas à criança, desde a higiene à sua participação nas atividades, incluindo uma explicação mais detalhada do trabalho pedagógico que vai sendo desenvolvido. Há possibilidade também dos pais partilharem informação com o educador. Permite ainda a possibilidade da construção do portefólio de aprendizagem digital, ser construído em parceria com o educador e os pais permitindo documentar as conquistas das crianças nas diferentes áreas de desenvolvimento.

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