No dia 25 de fevereiro o Instituto S. José abriu portas para o workshop “Trazer a natureza para o processo de ensino-aprendizagem”, baseado na metodologia Forest School. Esta metodologia pressupõe o desenvolvimento da inteligência emocional e ética no crescimento integral da criança, através de um contacto efetivo, regular e rico com a natureza – floresta.
Este workshop teve como objetivo explorar possibilidades de integrar a utilização de materiais naturais, em contexto escolar, de forma a promover uma aprendizagem holística junto das crianças e de que modo esta ligação à natureza pode ser promovida através dos adultos de referência (pais, professores, educadores…). Sempre numa perspetiva de potenciar competências essenciais nas crianças, torná-las mais conscientes, autónomas, resilientes, confiantes, atentas e criativas.
“A natureza é uma das primeiras janelas de curiosidade da criança” L´Écuyer 2016
É intrinsecamente terapêutica – permite uma boa integração sensorial (Hanscom, 2022). Os ambientes naturais são inspiradores, incentivam a criação, a expressão livre, espontânea. A exploração de materiais naturais ativa todos os sentidos, quando os sentidos se envolvem, fortalecem as competências sensoriais. Uma forte integração sensorial resulta numa maior incidência na aprendizagem. (Hanscom, 2022).
De uma forma prática, este workshop permitiu clarificar práticas que promovem o contacto da criança com a natureza. Através de jogos, momentos de criação e construção com elementos naturais, foi possível compreender a diversidade de situações, dinâmicas que podem ser exploradas e proporcionadas às crianças. Como a observação/manipulação de materiais naturais podem potenciar o desenvolvimento da sua criatividade, capacidade de improvisação, alegria, bem-estar, brincadeira livre e aprendizagem. Como o contacto com a natureza, os cheiros, o estímulo ao toque, audição pode ser rico e transformador.
