fbpx

No âmbito do trabalho colaborativo, dos Centros Educativos da Congregação das Irmãs Doroteias, coube-nos a nós, duas educadoras, do Colégio Nossa Senhora da Paz, no Porto, participar e observar o dia “I” – Dia da Interioridade, planeado pela equipa responsável desta dinâmica, do Instituto S. José, em Vila de Conde.

Preparamos uma mala aberta para esta viagem onde pudéssemos guardar, no seu interior, todas as vivências, alegrias, reflexões, partilhas, estratégias, conhecimentos, dúvidas e manifestações. Tínhamos como expectativa que este dia provocasse e envolvesse toda a comunidade educativa, proporcionando experiências de interioridade desafiantes de forma a construir juntos, o caminho da hospitalidade, o que de facto se confirmou.

Fomos recebidas de braços abertos, pela sala do berçário e 1 ano, que nos seus magníficos carrinhos de passeio, regressavam do “atelier mix” onde relaxaram física e mentalmente de forma ativa.

Percorremos corredores, recheados de trabalhos realizados pelas crianças, com materiais da natureza e recebemos um plano para nos orientar nesta oficina de educação da interioridade.

Nos diferentes ateliers: “Sentidos”, “Experimenta tu mesmo”, “UAU”, “MIX, “Clube de leitor”, “O meu olhar” e “Arte humana”, as crianças puderam experienciar diferentes sensações dos cinco sentidos, maravilhar-se e encantar-se com momentos mágicos de luzes, sombras, espelhos e experiências. Momentos de silêncio, calma, diálogo e relaxe, assim como exteriorizar sentimentos e emoções de forma a descobrir o seu Eu na relação com os outros e com a natureza/comunidade. O entusiasmo e alegria das crianças foi notório, percebendo-se bem a participação ativa da criança na planificação destas dinâmicas.

Tivemos ainda a oportunidade de participar no atelier “Navegar em Família”, onde se criou um momento de relação, unidade e comunhão entre escola e família.  A adesão foi significativa e pudemos observar a recetividade e envolvimento dos pais, avós e outros familiares neste contexto de interioridade.

O dia “I” terminou com uma escultura humana, onde todas as crianças e adultos desta comunidade se juntaram para agradecer este dia.

Agradecemos a Hospitalidade e os sorrisos com que fomos acolhidas neste caminho.

As educadoras: Carla Paquete e Isabel Noval

Top