Celebramos no passado dia 3 de maio o Dia I, dia da Interioridade. A comunidade educativa propôs um dia diferente às crianças, tendo em vista diferentes experiências, valorizando a paz e serenidade entre todas, focados nas várias dimensões: corporal, integração emocional, abertura à transcendência e consciência social, que contribuem para a formação integral da criança.
Assim sendo, no período da manhã, as crianças participaram em diferentes ateliers com dinâmicas propostas pelas mesmas. O atelier luz e sombra oferecia experiências sensoriais, baseadas na cor, luz e sombra. As teias de pintura proporcionaram sentido de liberdade e criatividade, em que cada um criou a sua arte. Nos jogos 123, poderiam escolher origamis, novelo da amizade, caça ao tesouro, entre outros, com incentivo ao espírito de grupo, cooperação e interação. O atelier perfumes e companhia proporcionou experiências agradáveis e relaxantes, através dos cheiros e no contato de diferentes texturas. Não menos importante, a dimensão corporal também foi contemplada através do atelier danças ao ritmo. A respiração consciente e autónoma foi trabalhada no atelier de respiração. A hora do conto intitulada por vitória, vitória levou as crianças a conhecerem a essência de uma flor.
No âmbito do tema do ano: “No Caminho… Amar e Abraçar a Realidade”, as famílias foram convidadas a participar numa sessão de Interioridade intitulada: “ SER com a diferença”.
No período da tarde, realizou-se um momento comum: “Escuta, Pára e Dança com a Diferença”, com o grupo CARPD, Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com deficiência, de Touguinha. As crianças ficaram a conhecer outra realidade e em ambiente de festa e muita alegria, todos tiveram a oportunidade de viver uma experiência inclusiva.