fbpx

O “DIA I”, dia da Interioridade foi realizado a 22 de junho de 2022. É o segundo ano que a equipa dinamiza este dia, mas este ano, para além de ser dirigido às crianças das respostas sociais Creche e Pré Escolar, também envolvemos a resposta social do CATL, Colaboradores da Instituição e Famílias.

O grande objetivo foi cumprido, proporcionamos uma experiência de relação em todo o Centro Educativo. Para tal, criamos vários ateliês com dinâmicas diferentes: o atelier Luminoso que pretendeu maravilhar e oferecer momentos mágicos ao grupo; o atelier Sensorial veio trazer a experiência das sensações através dos 5 sentidos. O atelier da música: “O som que há em ti” que deu a possibilidade de nos divertirmos e exteriorizar emoções através do som e voz e experienciamos momentos de relaxe físico e mental de forma ativa no atelier “Move-te”. Já cá faltava a criatividade que marcou este dia, nos ateliês “Cria-atividade” e “Artista 3D”. Os colaboradores da Instituição e as Famílias foram convidadas a participar com agrado e ficamos muito gratas pela participação excelente porque os momentos vividos foram de efetiva relação, unidade e comunhão entre Escola/Família. Foi um dia bem sucedido, vimos os sorrisos e entusiasmo nas crianças/jovens, a paz nos adultos e a alegria da Equipa organizadora. Deixamos aqui algumas opiniões que nos mostram que este dia deve continuar e para o ano haverá mais, fica prometido!

Crianças:

– “Gostei das luzes, porque tinha muitas cores. Queria ter luzes na sala e os sinos.” (F)

– “Gostei da roda do arco-iris com bolas” (JP)

– “Eu gostei do jogo do lenço, foi engraçado” (L)

-“ Eu gostei de tudo e da história e da bola que era um capacete” (HM)

Famílias:

– “…Foi uma experiência única, diferente e enriquecedora. Pensei para comigo: Uma paragem espiritual, uma paragem para connosco, no meio (início ou fim) do dia, acarreta uma enorme importância na nossa construção como Seres Humanos que somos. (…) Senti que ficaria ali mais tempo, naquele ambiente envolvente. Ali eu, só eu, embora rodeada de mais pessoas. Senti que poderia tirar os sapatos (como as nossas crianças) e deitar-me num tapete, a absorver toda aquela atmosfera envolvente. Saí mais “leve”, com outro olhar em mim, nos outros, na vida… Interessante como 30 minutos podem-nos fazer questionar?! Obrigada à Direção por esta iniciativa e que continuem a levar um pouco de vocês, da vossa paz e espiritualidade, a cada coração que vos apareça. “

– “… passo a vida a correr e não tenho tempo para pensar e refletir sobre o que realmente me move, sobre o que renova a minha esperança… uma coisa que parece tão simples…. Parar e Olhar para dentro de nós…e que no dia-a-dia não damos valor nem tão pouco nos preocupa! Este pequeno momento fez-me refletir sobre a importância de parar nem que seja por um pequeno instante e pensar no que vai dentro de mim e no que posso melhorar para poder partilhar com as pessoas que me rodeiam o melhor de mim. Crescer por dentro, permitir-me parar e deixar que Jesus renove as minhas forças, estar atenta aos pequenos sinais que nos transmite, só assim faz sentido e só assim é possível sermos pessoas melhores …. Por nós e pelos Outros…. “

Top