fbpx

 Gostaríamos de partilhar a 1ª Assembleia de Centro deste ano letivo que se realizou no dia 21 de dezembro, pelas 10h e contou com a presença de representantes da Creche (sala 2 anos) e de cada uma das salas do Pré Escolar. Esta é uma atividade que já faz parte do processo de inovação pedagógica e que pretende essencialmente  promover a participação ativa das crianças.

Para evitarmos o cruzamento dos diferentes grupos, esta assembleia foi realizada através da plataforma ZOOM. As crianças da Creche/Pré-Escolar puderam encontrar-se para debater um assunto do interesse de todos: “O que queremos para o nosso parque?”. Este tópico de discussão surgiu a propósito do projeto de inovação pedagógica “Brincar é o nosso mundo”, dinamizado por todas as crianças das respostas sociais da Instituição e que representa a motivação de todos pela realização de atividades ao ar livre, bem como pela dinamização do parque (Creche/Pré-Escolar) com novos materiais para as suas brincadeiras livres. Nesta assembleia de Centro os vários grupos, através dos seus representantes, apresentaram as suas ideias e motivações.

O “presidente” da assembleia conduziu a reunião, dando a palavra aos vários intervenientes que, de forma disciplinada, apresentaram o seu ponto de vista/opinião. O vice-presidente foi um excelente apoio do Presidente na orientação dos diálogos e o secretário/a tomou nota de todas as decisões tomadas.

Ficou decidido… Para o nosso parque queremos: Galochas, carros, bonecos, pistas de carros, instrumentos musicais, um campo de ténis e raquetes. Com base nas decisões das crianças, cada grupo ficou com uma responsabilidade: Organizar os materiais escolhidos e apresentar um plano de execução com as suas estratégias de organização/construção dos materiais para aprovação na próxima assembleia de Centro.

Agora… MÃOS À OBRA!

Top