fbpx

As crianças possuem capacidades e competências para dar um contributo inovador para melhorar os espaços sociais em que vivem e por isso necessitam de ser ouvidas.

(Tomás & Gama, 2011) Guia participação da criança – Centros Educativos Irmãs Doroteias

A Oficina de Inovação Pedagógica Participação das Crianças tem como objetivo promover e  desenvolver boas práticas de participação ativa das crianças. Na ação educativa importa considerar os seus interesses, motivações e projetos. Deste propósito surgem os projetos de inovação pedagógica para este ano letivo, delineados, justamente, com a voz das crianças.

O projeto “Brincar é o nosso mundo” surge do gosto e motivação pelas atividades no espaço exterior e pelas recorrentes propostas que as crianças têm manifestado para organizarem experiências diferentes e significativas ao ar livre.

“Crescer com o outro” é um projeto já iniciado no ano letivo anterior mas que conta agora com novas dinâmicas e estratégias. São as crianças as verdadeiras promotoras das suas novas experiências.

O projeto “A minha voz, a nossa voz” surge com o objetivo de uniformizar boas práticas entre a equipa pedagógica (Creche/Pré-Escolar) na utilização de instrumentos , estratégias que incentivam e efetivam a escuta/valorização diária da voz da criança nas suas vivências no contexto escolar.

A intencionalidade destes projetos será sempre otimizar as potencialidades das crianças, através da escuta consciente das suas vozes, permitindo-lhes mobilizar grandes iniciativas e experiências pedagógicas.

Top